Idioma

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

2 de dezembro de 2011

A Guerra Do Trítono

   Nada melhor do que falar sobre um assunto polêmico, ou talvez nem tanto assim, definitivamente, não é algo muito polêmico.

   Muitos devem conhecer as bandas Angra e Parangolé, pelo menos uma das duas, para os que não conhecem:




   Por que estou citando tais bandas?

   Aconteceu recentemente um fato muito interessante, na mídia começaram a aparecer diversas notícias de que a banda Angra estaria acusando Parangolé de plágio, que usou a música Nova Era do Angra para fazer a música Asevixe.

   Será isto verdade? Será isto somente uma invenção de uma mídia sensacionalista?

   A resposta é: Isto é verdade e isto é mentira.

   Não houve acusação alguma, o que salva o Parangolé de algum processo o qualquer coisa do gênero, porém, o plágio, se é que podemos chamar assim, realmente existiu. Kiko Loureiro, atual guitarrista da banda disse em uma entrevista: 

"É uma coisa chata, nem é por nada, nem vamos levar isso para a frente. Mas não custava nada ter dado uma ligada, dado uma satisfação, ou até mesmo pedido autorização. Encararíamos numa boa e, de certa forma, seria até uma cortesia de nossa parte"

   Reportagem com a versão segundo o Parangolé:



   Tal acontecimento não é o principal assunto do nosso post, mas sim a discussão que veio em seguida, começaram a circular na internet imagens como essa:


Logo veio a resposta dos fãs do outro lado:


   Apenas algumas notas de conhecimento:
     - Gene Simmons fez sexo com mais de 4.800 mulheres antes de sua esposa e tem a foto de todas elas
     - Os Rolling Stones fizeram um show no Brasil em que compareceram mais de 1 milhão de pessoas
     - A música mais tocada do mundo é My Heart Will Go On, de Céline Dion, a música do filme Titanic

   Logo essa guerra começou




   Entre tantas outras imagens defendendo ambos os lados.

   O que se tem a dizer sobre isso? Não bastasse o Heavy Metal, não só ele, mas grande parte do Rock também, terem a muito tempo sua briga comprada contra o Pagode, a alguns anos contra o Funk, agora também o Axé entrará na lista?

   Uma briga estúpida talvez? Não! O cenário musical está extremamente decadente nos últimos anos, não me refiro a estilos ruins, mas sim a bandas ruins com músicas ruins e um público de gosto ainda mais duvidável. 

   Basta comparar o passado e o presente de vários gêneros musicais, o samba fez grande sucesso mundial com a música Brasileirinho, que mês passado foi inclusive tocada pela banda britânica Deep Purple em um show em São Paulo. Hoje esse samba encontra-se desgastado com falta de boas letras, boas músicas.

   O sertanejo que já teve músicas maravilhosas como Ando De Vagar, de Almir Sater, hoje se encontra em um cenário chamado de sertanejo universitário onde uma onde de artistas sem talento fazem sucesso com uma ou outra música apenas e todos juntos fazem um álbum intitulado O Melhor do Sertanejo 2010, 2011...

   O próprio funk que atualmente é tão criticado por suas baixarias, letras ridículas e com artistas sem o mínimo de noção sobre música já teve dias melhores.

   A guerra musical que se estabeleceu entre fãs de rock e fãs de outros gêneros musicais seria uma briga boba se o motivo fosse apenas dizer qual é o melhor gênero musical que existe, mas é algo muito mais profundo do que isso, até porque o próprio rock está se confrontando.


   O mundo não tem regras apenas porque alguém teve a idéia de cria-las do modo que mais lhe agradava, o mundo tem regras para poder fluir melhor, para as coisas funcionarem da forma correta, não é porque uma pessoa acha que 1 + 1 = 3 é bonito que 1 + 1 = 2 vai deixar de ser o certo. No mundo da música a mesma teoria se aplica, é necessário embasamento para evitarmos catástrofes sonoras, música não é apenas uma forma de manifestação artística, música querendo ou não controla o nosso mundo, nos divide em grupos sociais, já lutou contra ditaduras, derrubou poderosos, trouxe-nos a liberdade, mas tudo isso, feita da forma correta.

   Chamei de Guerra do Trítono pelo fato de rockeiros, os amantes do diabolus in musica, terem começado com esta história, mas na realidade é algo que todos deverião fazer, mas ainda a falta de conhecimento na população vai fazer parecer que "comer" mulheres faz sua música ficar melhor, quando na verdade este fato é apenas uma forma de viver a arte que você mesmo criou, porém, uma arte com fundamentos e bem feita.

Para fechar o post, uma música que mostra o quanto pode ser poderosa, talvez um dia eu faça um post sobre ela.

Deep Purple - Mary Long


Nenhum comentário:

Postar um comentário