No estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, 50 milhas a sudeste de Pittsburgh, existe uma das casas mais conhecidas do mundo e também uma das mais belas, Fallingwater House, em português, Casa da Cascata, projetada pelo arquiteto Frank Lloyd Wright.
Evitarei, ou pelo menos tentarei evitar uma linguagem técnica neste post para que qualquer leigo no assunto consiga entender o que eu quero dizer, e também compreender a casa.
Frank Lloyd Wright na Wikipédia:
Frank Lloyd Wright (Richland Center, 8 de junho de 1867 — Phoenix, 9 de abril de 1959) foi um arquiteto, escritor e educador estadunidense de ascendência galesa. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade. No início de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projetos, dos quais mais de quinhentos construídos, Wright influenciou os rumos da arquitetura moderna com suas ideias e obras e é considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX.
Frank Lloyd Wright |
Nesta obra prima de Wright pode-se perceber que a casa esta totalmente imersa na natureza, suas formas e materiais unificam-se com a paisagem, tornando a paisagem algo muito natural. Seus elementos são todos verdadeiros, honestos, não existe madeira tentando parecer pedra, pedra tentando parecer pedra nem nada do gênero. A integração com o ambiente é tamanha, que nas janelas, onde o vidro encontraria as paredes, não existe esquadria metálica, o vidro entra diretamente na pedra.
Todo o exterior e interior foram projetados por Wright, incluindo os móveis, tudo isto para existir uma harmonia na casa, uma harmonia que não a distanciasse da natureza, isso tudo, sem apelar para referencias do passado, como cavernas, grutas, cabanas, etc, a obra continua sendo visivelmente uma casa moderna.
Os problemas da casa se resumem em sua maioria na baixa tecnologia da época em que foi construída, em 1939, sendo assim, existia pouca vedação, e o cimento fraco da época logo foi consumido, porém tais problemas foram resolvidos com a reforma da casa, mantendo sua forma e materiais originais, porém utilizando-se da atual tecnologia.
Maquete de Fallingwater |
Corte esquemático de Fallingwater |
A casa já alcançou tamanha fama e reconhecimento que até virou parte de uma coleção da empresa LEGO.
Confira abaixo um vídeo de Computação Gráfica mostrando como é a casa:
Clique aqui para ir para o site da Fallingwater House.
Clique aqui para ir para o site do arquiteto Frank Lloyd Wright.
Clique aqui para conferir a casa no site da LEGO
Clique aqui para ir para o site do arquiteto Frank Lloyd Wright.
Clique aqui para conferir a casa no site da LEGO
Nenhum comentário:
Postar um comentário