Me lembro que desde quando era muito criança, na época em que ainda possuía um Super Nintendo, eu já gostava de jogar futebol no video game.
Logo ganhei meu Playstation 1 e fui apresentado ao Winning Eleven 6, porém, não consegui gostar do jogo, pois estava em japonês e a dificuldade padrão do jogo era Médio, como eu ainda não sabia jogar, só perdia, e isso me fez esquecer rapidamente dos jogos de futebol no video game.
Grande Zidane! |
Certo dia, eu e meu sobrinho (que morava na frente de minha casa) decidimos tentar mais uma vez jogar aquele jogo infernal em japonês.
Fomos mexendo aqui e ali, até que por milagre do destino, deixamos o jogo na dificuldade Fácil, a partir dai foi só festa, começamos e mexer no jogo e acabamos decorando o que queria dizer todas as opções, apesar de não conseguir ler nenhuma. Éramos capazes desde definir o ângulo da câmera até o clima do jogo, apenas olhando as letrinhas japonesas que não fazíamos a mínima ideia do que significavam.
Logo tentei jogar a Master Liga, mas só podia ser jogada na dificuldade Média ou superior, acabei aprendendo a jogar e logo goleava de 10x0 no modo Difícil.
Lembro de algumas coisas do jogo, como o único time brasileiro ser o Vasco da Gama, depois de ganhar alguma coisa liberava a Seleção da Europa e a Seleção da América. Quando se ligava o jogo, aparecia um vídeo da seleção japonesa goleando o Brasil em 4x0. Lembro também que o Ronaldo era muito apelão, pois era o jogador mais rápido do jogo, ninguém pegava o lazarento com a bola. Meu time da Master Liga era composto pelos jogadores mais caros que eu achava, única exeção era o Zidane, que não era tão caro assim, mas estava no meu time. Eu sempre comprava o Oliver Kahn como goleiro titular. Perdi de propósito as semi-finais das Olimpíadas só pra tentar ganhar a medalha de bronze, também perdia de propósito a final para ganhar a medalha de prata, só pra ter a galeria de troféus completa. Ao editar os jogadores, o número máximo de cada atributo era 12. Ronaldo era extremamente branco. Romário jogava apenas no Vasco e seu nome estava escrito em japonês, assim como de todos os outros jogadores do Vasco. Seu Memory Card virava ouro quando possui todos os troféus do jogo destravados na galeria. A Copa Konami sempre possui apenas um jogo, apenas a final, só pra poder ganhar seu troféu logo.
Também lembro que joguei o FIFA 2005 pro Playstation 1 e achei uma grande titica de galinha, o que me fez ficar com uma péssima impressão do FIFA.
Passaram-se os anos e ganhei um Playstation 2, meu primeiro jogo foi Winning Eleven 10, agora não possui apenas algumas seleções como no PS1, agora eu tinha uma infinidade de times e seleções para escolher, era só alegria.
Logo veio o Winning Eleven 11, devido a ao número 11 em inglês se pronunciar Eleven, igual ao título do jogo, seu nome foi mudado para Pro Evolution Soccer, ou como preferem chamar, PES, e é a forma que é conhecido até hoje.
Um fatídico dia joguei FIFA 2009, já esperando jogar um péssimo jogo, devido minhas lembranças de infância,foi nesta hora que falei para mim mesmo:
- PES me traz ótimas recordações da infância, mas infelizmente ele morreu, FIFA ta incrivelmente superior.
A partir dai nunca mais consegui jogar PES, pois definitivamente era um jogo muito inferior ao FIFA, pelo menos do meu ponto de vista.
Mas caros leitores que assim como eu tiveram um aperto no coração o dia que reconheceram que FIFA era superior, trago boas notícias, PES 2012.
Quando vi o trailer apenas pensei:
- Por favor, chamem isso de Winning Eleven novamente porque é tão genial quanto era naquela época.
FIFA desculpe dizer, mas se você não se atualizar, voltará para seu mar de esquecimento e desprezo.
Segue o vídeo de PES 2012:
Clique aqui para ir para o site da Konami.
Clique aqui para ir para a página do Pro Evolution Soccer.
Clique aqui para ir para o site do Pro Evolution Soccer Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário