Antes de começar o post, já aviso, isto não é uma crítica a ciência, nem contra nosso atual estilo de vida, nem contra o aquecimento global nem nada do gênero, leiam e vocês entenderão.
E mais uma vez o post surge devido uma conversa que tive com alguém, porém desta vez não é relacionado a futebol ou música, tem um pouco de relação com os filmes, mas na verdade é sobre nossa cultura, sobre algo que podemos dizer que hoje é "pop", que é "moda".
E mais uma vez o post surge devido uma conversa que tive com alguém, porém desta vez não é relacionado a futebol ou música, tem um pouco de relação com os filmes, mas na verdade é sobre nossa cultura, sobre algo que podemos dizer que hoje é "pop", que é "moda".
Sobre os monstros de nossa geração. Não me refiro a monstros no sentido positivo, como Lemmy Kilmister ser um monstro do Heavy Metal, nem no sentido de uma pessoa ser má, também não me refiro ao sentido figurado, como Carlitos Tevez ser um monstro, tudo bem que nesse sentido não é figurado, é desfigurado mesmo. Me refiro a monstros no sentido literal da palavra.
Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come. |
Atualmente o mundo está sendo bombardeado de histórias de vampiros e zumbis, o que aconteceu com os bons e velhos lobisomens, bruxas, dragões, esfinges, cérberos, hidras, minotauros, bicho-papão, boitatá, mula sem cabeça, cthulhu, frankenstein, godzilla, pé grande, abominável homem das neves, chupa cabra, aliens e mais alguns que provavelmente eu esqueci?
A resposta é simples, muito simples: ninguém tem medo deles mais, nem a criança mais chorona e cagona.
Lobisomem, uma pessoa que vira cachorro na lua cheia. Quantas pessoas você já viu virar cachorro na lua cheia? Melhor, quantas pessoas você já viu virar cachorro? Melhor ainda, quantos casos você já ouviu de ataques de lobisomens?
É meu caro amigo leitor, o mundo não é mais tão burro e desinformado, qualquer ignorante sabe que essa criatura não existe e que não existe lógica, não existe sentido algum pra ter medo delas.
Isso também vale para os minotauros, hidras, chupa-cabras, boitatás e Dercy Gonçalves, digo, múmias, ninguém mais tem medo.
Agora é a hora que você pergunta:
Mas então porque você afirmou que zumbis e vampiros estão fazendo sucesso? Eu nunca vi nenhum dos dois.
Pode perguntar, eu tenho a resposta. Já perguntou? Ok, vou responder.
Alguém em algum canto do mundo, em alguma época da história falou que vampiros eram legais e sexys, logo veio algumas histórinhas como A Entrevista Com o Vampiro, que diga-se de passagem, é genial, e tornaram estas criaturas um pouco mais humanas, tendo sentimentos e tudo o mais.
Tudo isso fez alguém chamada Stephenie Meyer decide escrever um livro sobre essas criaturas que ninguém mais temia, mas alguns em vários cantos do planeta ainda achavam interessante.
Os vampiros tornaram-se ainda mais humanos, sua mitologia tão divina foi quebrada em mil pedacinhos e modificada, tornando-os criaturas ainda mais frágeis e sensíveis, lê-se enjoativas, fazendo assim um seleto grupo de pessoas que tão pouco se fudendo pra mitologia real, e só está interessada em uma histórinha romântica começar a ler o livro.
Este grupinho tão seleto de pessoas por algum motivo foi crescendo. O motivo é que é bem provável que mais na metade, ou até bem mais que isso, não conheçam a verdadeira raiz do mito, das trevas que rondam um vampiro e também só estão se preocupando com a histórinha amorosa por traz disso.
Consequência final: livro famoso transforma-se em filme, filme vira modinha, modinha aparece em tudo que é meio de comunicação, vampiros viram febre, apesar de darem ainda menos medo do que antes.
Isso fez com que os vampiros ganhassem uma certa fama, e fez com que até os velhos vampiros voltassem com força, mas apenas com força em suas histórias, pois como já dito, nem uma criança chorona e cagona os teme.
E os zumbis grade mestre Ching Muya Gaba?
Certo, pergunte para seus pais, para seus avós sobre um mito, uma lenda, uma história de zumbis que eles ouviam quando eram crianças.
É bem provável que seus avós e quem sabe até seus pais nem saibam o que é um zumbi e vão perguntar se é de comer. Eles se dariam bem na reversal russa, onde é você que devora os zumbis (piada infame do dia).
Não vou afirmar que zumbis fazem parte de uma mitologia moderna, porque estaria mentindo, em alguma mitologia antiga que não me lembro qual é, bem provável que seja a grega, porque nesta até pedra engravida, os zumbis já apareciam.
Existem três mitos que são mais conhecidos sobre a existência de um zumbi:
- O inferno está cheio e as almas precisam voltar para nosso mundo.
- Alguém fez algum tipo de voodoo e fez um morto ganhar vida novamente.
- Alguma doença mata a galera e revive essa galera de volta.
Sendo que a última opção é mais amada e difundida hoje.
Zumbis começaram a ganhar uma certa fama quando o deus do cinema, George Romero, começou a fazer seus filmes com temática zumbi, pode-se dizer que se não fosse por ele, hoje zumbis não seriam tão legais, se você gosta dessas criaturinhas, agradeça a ele.
George Andrew Romero |
Mas o que causaria o "boom" zumbi aconteceu em 1996, o lançamento do jogo Resident Evil. Você pode dizer que não, mas Resident Evil foi uma grande franquia, hoje pode ter traído o movimento, porém foi o que fez o zumbis se popularizarem, pelo menos dentro do universo gamer, do universo nerd.
Mas então só nerds conhecem zumbis?
Eu lhe respondo não, criaturinha acéfala.
Zumbis foram se tornando muito populares, e como já tido antes, tudo que torna-se popular vai parar na mídia. Resident EvilResident Evil surgiram, e os mortos foram ganhando espaço.
Um dos principais motivos para as pessoas gostarem tanto de zumbis? Simples, eles ainda oferecem algum medo, diferente dos outros monstros apresentados. Porque os zumbis se adaptam a nossa realidade, não são criaturas que fizeram mal a alguém e por isso são amaldiçoados, não são criaturas que nasceram de uma pedra, não surgiram da clavícula de um deus.
Os zumbis mais adorados são frutos de doenças, são frutos da ciência, eles possuem uma explicação lógica para existir, ele causam a impressão de que a qualquer momento podem ser criados a partir de algum acidente biológico e dominar o mundo, zumbis estão mais próximos da realidade dos dias de hoje.
Você nunca viu um zumbi por aí, mas você sabe que existe uma doença chamada raiva que acaba mudando o comportamento de uma pessoa, você sabe que existem doenças que matam, que os monstros chamados vírus, bactérias, fungo existem de verdade, comprovados cientificamente.
Se existe um monstro que não existe mas que merece nossa adoração em filmes e outras mídias ainda hoje, esses monstros são os zumbis e os fantasmas (pelo fato de ainda muita gente garantir que existe e a ciência não poder comprovar que não existem, causando dúvidas).
Nada em nosso mundo é por acaso, se hoje algo acontece é resultado do que está a nossa volta e do que foi feito no passado, se hoje zumbis e vampiros são populares, é porque a ciência e a mídia o tornam legais, minotauros definitivamente não existem, portanto, não são criaturas interessantes.
Para finalizar, um vídeozinho só pra deixar a coisa mais animada.
__________________________________//__________________________________
Quem deve ser o protagonista?
Empate entre "Homem - Personagem Próprio" e "Homem - Personagem Existente - Ficção"
Em que época?
"Idade Medieval"
Qual Local?
"Itália"
Por enquanto temos a história sobre um homem no Império Romano
Nenhum comentário:
Postar um comentário