Hoje estava fazendo meu passeio diário pela rede mundial de computadores, vulga internet, e me deparei com este site:
Um site interessante, proposta interessante, porém, tenho minhas colocações sobre tais artes. Antes que as pessoas me apedrejem, quero deixar que eu entendi que o post queria apenas mostrar coisas diferentes no universo das artes, não irei falar sobre o post, irei falar sobre as obras que nele estão contidas.
Na descrição do blog, está escrito que são um estúdio de design, não sei ao certo como é a visão de um designer, por isso irei criticar as obras com minha visão de um ainda pseudo-arquiteto. Designers que lerem este post e quiserem se manifestar, estejam a vontade, os comentários estão ai para cumprir esta função.
Para compreender melhor o que direi neste post seria recomendável que você leitor leia o post que escrevi sobre o Kitsch (veja o post clicando aqui), caso não tenha lido. Caso tenha esquecido o que leu, releia
Vamos ir pela ordem apresentada no post passado, no caso a imagem acima, reparem bem, se possível leiam sobre a obra no blog em que passei o link.
A primeira vista eu falei para mim mesmo "Esse cara ta querendo o que?", continuei olhando, comecei a distinguir construções, prédios, casas, pinheiros, um pássaro ao topo. Então pensei "Mas esse cara não percebeu que ele está na época errada?".
Agora vocês devem estar pensando "Esse cara é um ruinzão então?"
Quase caros leitores, quase. Porém eu percebi que abaixo de tudo existia uma ponte, ou seja, o artista sabia muito bem o que estava fazendo, está na época certa, sustentou-se em um dos pilares da Arte Moderno, o irracionalismo. Caso não tenha compeendido procure por Salvador Dali no google.
Veredicto final: Ideia boa, porém ainda não está no patamar da genialidade.
Analisando a segunda obra, primeiro olhem e pensem o que acham a respeito, depois continuem lendo o post.
Fazer pinturas em penas de cisne ou ganso, sem dúvidas o artista sabe pintar muito bem, porém, surgiu uma pergunta para atazanar minha mente "Porque fazer uma pintura tão real numa época que existe máquina fotográfica? Não seria mais simpes tirar uma foto e dar um jeito de imprimir na pena?", não sei se existe uma forma de imprimir numa pena, mas posso apostar que não seria nada difícil resolver este problema, portanto fotografar é muito mais fácil que pintar em tal nível de detalhamento.
Agora você olha para mim e diz "Mas ele não pintou em uma tela, ele pintou numa pena!"
Então eu lhe pergunto "Ele pegou uma pena de um ganso morto? Uma pena caída? Ele arrancou do ganso sem dó nem piedade? Ou ele matou o ganso só pra pegar a pena?"
Posso apostar que ele arranjou tal pena de forma delicada, portanto não vejo nada de mais em sua arte, se o artista tivesse matado um ganso só para escolher a melhor pena para pintar, ele estaria chocando muitas pessoas, principalmentes aqueles que dizem conhecer a Arte mas na realidade não entendem nada, seria criticado por muitos, mas na realidade mereceria aplausos por fazer tais pessoas de idiotas.
Veredicto final: Como aposto que ele não utilizou de métodos chocantes para conseguir a pena, seu trabalho não vale a atenção.
Analise a terceira obra:
Este é um artista que não tenho muito o que dizer, precisaria conhecer outras obras suas, o que não tive tempo de procurar. Mas analisarei esta obra mostrada acima.
Michelangelo, Bernini, entre tantos outros também faziam esculturas, porém este artista não está utilizando-se de mármore, está sendo original em sua idéia. Originalidade não conta tantos pontos quanto parece contar, fazer coisas bonitinhas para agradar o público não é algo que deve ser levado a sério, caso fosse o rosto de algum famoso como Michael Jackson, mostraria a cultura Pop, a idéia de uma época, algo que no futuro as pessoas vissem e entendessem como nossa sociedade é hoje em dia. Alguns podem dizer que isso é anti-arte, eu digo que não é, esta escultura é o tipo de coisa que uma pessoa colocaria facilmente em cima da geladeira alegando ser bonitinha.
Veredicto final: Quase chegou lá, porém ainda não merece ser levado a sério.
Quarta obra a ser analisada:
Tudo o que falei para a obra anterior vale para esta também. Tirando a parte da anti-arte, pois dúvido que alguém venha a dizer que isto é anti-arte.
Veredicto final: Leia o veredicto da obra passada, ele também vale aqui.
Quinta obra:
Sinceramente, o artista não está fazendo nada de diferente do que Leonardo da Vinci fazia, por exemplo, só que agora ele está recortando. Leonardo da Vinci foi genial, correu em busca de melhoras para sua época, o artista da obra acima não está em momento algum mostrando o que é Zeitgheist (Espírito da Época em alemão). Onde estão as obras geniais que eu via antes?
Veredicto final: Se você ver algo assim, não perca seu tempo admirando, confie em mim.
Sexta obra:
Olhando para as figuras, percebe-se claramente que se trata de desenhos, alguns totalmente sem sentido, outros fora de contexto, o que já torna tal obra bem pensada, mas o melhor ainda está por vir, os desenhos são feitos em gomas de mascar, mas ainda não veio a melhor parte, estas gomas já foram mascadas, a melhor parte ainda não foi dita, estas gomas foram masacadas por estranhos e encontradas no meio da rua.
Muitos pensaram "Que nojinho", o artista acaba de ganhar um milhão de pontos.
Veredicto final: Se eu já estava decepcionado com as obras deste post, este me fez reacender a alegria, apartir de hoje mascarei mais chicletes e os cuspirei no meio da rua.
Sétima obra:
Já falei de Zeitgheist neste tópico, portanto devemos defender com unhas e dentes nossa época ou entõ saber o que negar dela, para sermos sarcásticos a negando.
Se este livro estivesse fechado, com suas páginas coladas, imbossibilitando as pessoas de o lerem, e além de tudo estar servindo de "escultura" em um ambiente, poderiamos chamar de anti-arte, um dos pilares da Arte Moderna, mas esse não é o caso.
Se as folhas do livro tivessem sido cortadas ao invés de dobradas e não fosse um livro qualquer, fosse a Bíblia por exemplo e as plavras "esculpidas" fossem Inferno ou Diabo por exemplo, seria chocante para muitos, mas esse não é o caso.
Veredicto final: Pode ser uma idéia nova, porém não tem pontos ao seu favor, mais uma vez uma obra que não merece atenção.
Outro dia continuarei com as análises das outras obras, até a próxima.
Ps.: Se tiver erros gramaticais, desonsiderem, pois por algum motivo do além, o corretor ortográfico não está funcionando e estou sem tempo para corrigilo. (mentira, eu tenho tempo, mas meu português é uma droga, então não adiantaria de nada mesmo).
Bão dia, bástarde básnoite procês pessoar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário