Sabe aquela música legalzinha que você escutou um dia? Aquela música daquele grupo que você nem sabe o nome, além do que, você só conhece aquela música deles. Então, é justamente disso que o post de hoje vai tratar, um fenômeno conhecido como: One Hit Wonder.
Para poder explicar melhor o que é exatamente uma One Hit Wonder, vamos chamar nossa convidada especial do post de hoje, Wikipédia:
"One-hit wonder" (ou maravilhas de um sucesso só em português) é o termo usado para denominar uma pessoa ou grupo conhecido por apenas um single de sucesso. O termo é mais utilizado para descrever músicos que conseguiram emplacar apenas um hit single nas paradas de sucesso.
Entendeu? Não? Então vamos explicar melhor.
Um dia um cantor chamado Jacinto Leito Aquino Rego compõem uma música, a música pode ser até boazinha, mas o que importa é que algumas pessoas começam a escuta-la e a repassa-la, logo ela ganha algum destaque.
A mídia, como boa sugadora que é, aproveita-se do pequeno sucesso da música e faz muita propaganda em cima desta e então, resultado final, esta acaba fazendo muito sucesso.
Porém o senhor Jacinto Leite Aquino Rego por algum motivo não consegue mais fazer uma música tão boa, ou simplesmente só faz porcarias seguidas, a mídia não tem mais o que falar dele e simplesmente o ignora, como se este nunca tivesse existido.
Sobra apenas uma única música de sucesso do pobre músico, que ninguém mais ouve falar.
Então quer dizer que todos os donos de One Hit Wonder são péssimos músicos que tiveram sorte e conseguiram fazer uma boa música?
Não! Existem diversos motivos para esses serem esquecidos e terem divulgado apenas um de seus trabalhos.
A mídia pode ter feito muita propaganda da música muito antes de ela ser lançada, e no fim acabou não saindo o esperado, então a banda foi abandonada na rua da amargura.
A música também pode ser muito enjoativa, ou aquelas que guando você escuta não sai mais da cabeça, mais conhecidas como "chicletes", por isso o público pode criar raiva, ou outro tipo de sentimento relacionado, e acabar esquecendo tudo aquilo.
O cantor pode ser filho da mídia, literalmente, por exemplo, fazem um filme contando a história de uma banda, e a música do filme vira sucesso, filmes esses como High School Music, ou como foi a finada novela Rebelde.
O primeiro hit de uma banda pode ter feito sucesso, mas não o bastante, não trazendo lucro para a grande mídia, fazendo assim ela esquecer tudo.
A música pode ter surgido em cima de modinhas, mas quando esta modinha passou o artista não conseguiu se adaptar e foi direto ao fracasso.
Entre tantos outros exemplos.
Como já deu para vocês, caros leitores, intenderem o que é e como surge uma música One Hit Wonder, então já posso trazer alguns exemplares da espécie Onehits wonderses.
O maior clássico de todos quando se fala em One Hit Wonder, a música Macarena.
A música é do grupo Los Del Rio, que aposto que muitos nem sabiam disso.
Essa é o tipo de música grudenta, você escuta uma vez e fica na cabeça. A música foi tocada até ninguém aguentar mais, isso acabou promovendo a música, e não estou falando em nível de Brasil, ou qualquer outro país, pois a música é conhecida internacionalmente, pode-se dizer que é um "clássico mundial".
Segunda música da lista, Thank You, da cantora Dido.
A história dessa música é interessante, a música ficou conhecida porque foi utilizada por outro músico. Eminem, em uma parceria com Dido fizeram a música Stan que é uma mistura entre a One Hit Wonder e o estilo de Eminem. Graças a isso as pessoas acabaram conhecendo o trabalho original, por isso o sucesso.
Música: Misirlou, de Dick Dale.
Alguns podem dizer: "Mas esta música é do Black Eyed Peas!", mas não é, pois como na música acima, ela foi tocada por outro artista, neste caso levando o nome de Pump It, e com algumas modificações, pronto, sucesso instantâneo.
E a música da vez é Torn da cantora, atriz e modelo Natalie Imbruglia.
A música originalmente foi uma composição de Phill Thornalley, ex baixista da banda The Cure, porém, quem acabou cantando e levando os créditos foi a senhorita Natalie. Qual o motivo desta música alcançar tanto sucesso? Escute-a e você entenderá, a música é extremamente grudenta e arrastada, chega ser tão poética ao ponto de causar ânsia de vômito. Pode até ser bonitinha, mas também é chatinha.
Esta música dispensa comentários, todos já escutaram, Eyes Of The Tiger da banda Survivor.
Creio que não é necessário mais explicações sobre essa, apenas o apelido carinhoso de "música do filme Rocky" já é o suficiente. Mas por que esta banda só tem uma música nas paradas? A resposta mais uma vez é simples, uma banda de 1980, rock farofa é o que mais tinha, as pessoas já estavam chegando a enjoar daquilo, pois chegou um ponto que muitas bandas eram muito parecidas, assim como hoje é o Sertanejo Universitário. Survivor não se destacava diante de grandes nomes, apenas pelo fato de ser a mesma coisa que já existia. Por isso ai fica minha esperança, o dia que as pessoas vão cansar de Sertanejo Universitário.
Bitter Sweet Symphony da banda The Verve
Uma música boa, daquelas que apesar de calma, as pessoas escutam e já gostam. Um grupo como o The Verve não era bem visto, principalmente por que não era muito bom mesmo, então como poderia ter feito uma música desse porte? Como poderia ter feito eu não sei, mas a questão é que realmente não fez, Mick Jagger e Keith Richards entraram na justiça acusando The Verve de plágio, pois a dupla teria feito a música. Mesmo que a banda The Verve tenha feito a parte cantada da música, acabaram dançando, o grupo se desfez, mas ficou sua One Hit Wonder.
Don't Worry Be Happy de Bobby McFerrin
Música mais otimista que essa, creio que nunca existirá. Todo mundo conhece, alguns até pensam que esta pertence a Bob Marley, mas não, é realmente de Bobby McFerrin.
Para finalizar o post: Kung Fu Fighting de Carl Douglas.
Discoteca em alta, portanto, músicas disco também, filmes de luta como os de Bruce Lee eram assistidos e tinham alguma fama. Por que não juntar os dois estilos? Eu posso até ser um grande fã de rock, em meu celular e computador possuo apenas músicas de vários estilos de rock e metal, porém, existe apenas uma que foge a regra, ninguém menos que Carl Douglas e sua épica música Kung Fu Fighting.
E pro pessoal ai que diz que é melhor ser lembrado apenas por uma música do que por nada, saiba se for pra ser lembrado e ser relacionado com algum lixo, é melhor permanecer no anonimato, a vergonha é menor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário